Proposta

A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PICHON

Para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, aplica-se a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Deliberação nº 04/06, Deliberação 014/99 do Conselho Estadual de Educação do Paraná, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s e o Referencial Curricular Nacional – RCN para a Educação Infantil e concebidos “... como um meio para que as crianças desenvolvam suas capacidades e exercitem sua maneira própria de pensar, sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem e constituindo-se em um instrumento para a compreensão da realidade (REFERENCIAL,1998).

No Ensino Fundamental I e II, é ofertada a Base Nacional Comum (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Filosofia, Educação Física e Arte) que é complementada pela Parte Diversificada (Língua Inglesa). Está integrada em torno do Parâmetro Curricular Nacional (Temas Transversais) estabelecendo a articulação entre as áreas do conhecimento e a vida cidadã.

A Educação Infantil é baseada nos RCNEIS, os quais possibilitam manter um equilíbrio bastante produtivo visando a qualidade, de forma que possam promover e ampliar as condições necessárias para que nossos alunos tornem-se de fato cidadãos.

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases – 9394/96 – e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Escola Pichon propõe um trabalho baseado nas diferenças individuais e consideração às peculiaridades das crianças na faixa etária atendida.

Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam-se nas diferentes faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, de relação interpessoal e inserção social.

O mundo apresenta-se a cada dia mais dinâmico, instável e evolutivo. Vive-se o momento mais espetacular da tecnologia na história da humanidade, a era da globalização, onde o cidadão do futuro precisará transformar-se continuamente, adaptando-se à nova realidade que a modernidade apresenta.

Diante dessa necessidade de constante adaptação e transformação que está sendo exigida dos cidadãos, e por percebermos que os caminhos que nos trouxeram até aqui, certamente não serão os que nos conduzirão daqui para frente, a Escola Pichon –Educação Infantil e Ensino Fundamental propõem-se a educar para transformar, objetivando a formação de cidadãos críticos, pensantes e capazes de tomar decisões, preparando-os para não serem apenas objeto de sua história, mas sim, o sujeito ativo dela, analisando-a e transformando-a, quando necessário.