A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
A infância é um período no qual os hábitos alimentares são desenvolvidos, é também a fase onde a alimentação de forma adequada irá garantir uma vida saudável.
Muitos dos alunos da Escola Pichon frequentam o período integral, onde realizam as principais refeições. Sendo assim, uma das nossas maiores preocupações é de garantir uma alimentação balanceada com cardápios elaborados por profissional da área de nutrição bem como propiciar diversas ações de educação alimentar, nutricional e a adoção de práticas criativas de incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis.
Segundo Ministério da Saúde os “10 passos” para alimentação saudável para crianças nas fases pré-escolar e escolar são:
- Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia.
- Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca/macaxeira/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches ao longo do dia.
- Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.
- Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana.
- Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal.
- Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.
- Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia.
- Diminua a quantidade de sal na comida.
- Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de frutas durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.
- Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.